sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Grupo Taboa do Oiapoque ao XURI

Grupo Taboa nos "entrelugares" de Luzimar Nunes de Brito

Na ultima terça- feira  o projeto VEM com o grupo taboa fez uma conexão com a professora de matemática e pesquisadora Luzimar Nunes de Brito.
Trata-se do projeto "Andreziando os entrelugares" que fala sobre os processos de escolarização de jovens e adultos do campo e da cidade: O entre lugar das práticas educativas.
Um entrelugar não é nem campo nem cidade, é apenas um "entrelugar" fica entre, nem antes nem depois.
O Xuri é considerado uma Zona Rural e fica logo após ao bairro Lagoa de Jabaeté (depois de Terra Vermelha), de Cidade da Barra (onde nos deslocamos) até o Xuri é pouco mais de uma hora.
A pesquisa de campo era André Vinicius e Dona Zuleima (mãe de André) que conta um pouco sobre a dificuldade que teve pra terminar o ensino médio.
André conta que conclui o ensino médio na escola EEEFM Marcílio Dias na Barra do Jucú. Até ano passado nenhuma linha de ônibus passava pelo XURI(hoje existe uma linha que sai do T. de Itaparica 12:30 e 20:40) para ir a escola tiha que pedir carona e muitas vezes virava madrugada na Rodovia do Sol.
O video fala da oponião dos donos da granja Sobreiro onde André trabalha no regime de alternância (estuda e trabalha) e conta a percepção de André e Dona Zuleima.


COntinua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário